sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TIPOS DE SERVIÇO

Hoje falaremos dos tipos de serviços oferecidos em uma recepção:


Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)
Informais (serviço à americana, à brasileira)

Serviço à francesa
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.

Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado... O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião.
Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não devem nunca esbarrar nos convidados enquanto servem e nem se encostar à mesa.

Serviço à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará.
É um serviço muito usado nos restaurantes.

Serviço à americana - o buffet.
Qualquer refeição, do café da manhã à ceia, pode ser servida à americana, isto é em forma de buffet.
Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que as pessoas fiquem mais à vontade para se servirem. Porém, hoje em dia é bastante adoptada como forma prática e simples de receber amigos em casa, claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa.
A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres.
Se forem mais de 10 pessoas, os pratos devem ser divididos em 2 pilhas, no bufett ou mesinha auxiliar, inclusive os pratinhos de sobremesa.

Serviço à brasileira
É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível.
Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.

Os anfitriões tem 3 opções:
Servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.

Como servir à mesa :
A pessoa que servirá a mesa (o dono da casa, copeira ou garçom) deve estar com aparência impecável e com aparência perfeita. Deve ter boa postura, jamais se curvar sobre o convidado (roupa sempre limpa, pois higiene é fundamental).
A aparência da toalha também deve ser limpa e bem passada. A mesa bem arrumada, tudo deve estar impecável.

Começa-se pela entrada (sopa, salada...). Se for sopa, prato fundo ou a taça de consomê (poderá vir cheio para mesa).

Se a entrada for fria, poderá estar no prato e à mesa, antes dos convidados sentarem. Senão, será servida pelo lado esquerdo após se sentarem.

As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos.
Nunca encha os copos até a boca.

A primeira travessa é levada pelo lado esquerdo do convidado (se for à francesa ele mesmo se serve).
Os pratos sujos devem ser retirados também pelo lado esquerdo.
Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado.

Servir homens e mulheres partindo sempre da convidada de honra.

Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos.

Ao terminar a refeição, o café pode ser servido à mesa ou na sala de estar.

Após a refeição e ao pagamento a conta, deve-se colocar o guardanapo á esquerda do prato.

* Sugestões:

Os lugares dos convidados devem ser marcados respeitando o protocolo, mas outros fatores como afinidade, devem ser levados em conta.

Evite música alta e de ritmo acelerado. O ideal é escolher sons mais suaves e que possuam um estilo próximo à sua personalidade.

IMPORTANTÍSSIMO: A etiqueta existe para facilitar a convivência do homem. Partindo do pressuposto que somos civilizados e que nem sempre queremos fazer tipo, não tem coisa mais chata do que chegar à casa de amigos e nos depararmos com uma parafernália na nossa frente, quando o máximo que esperavamos era um guardanapo de pano. Reuniões com amigos são descontraídas, alegres e despretensiosas. Os momentos em que podemos ser nós mesmos são tão poucos que temos que aproveitá-los.

Vamos deixar a formalidade para os não gozam de nossa intimidade.

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário